Revestimento de parede: como escolher o ideal para cada ambiente

revestimento de parede

O revestimento de parede é o responsável por deixar sua casa com a decoração e estilo que você deseja, por isso ele é um elemento que deve ter sua atenção no momento da construção ou reforma.

Eles dão personalidade aos ambientes, valorizando os móveis e a decoração já existentes. Mas para não errar, não esqueça de considerar as cores e texturas presentes nos ambientes que você irá trabalhar. Também é válido avaliar a função e a sensação que se pretende transmitir com os revestimentos de parede.

Atualmente existem diversas opções de revestimentos no mercado, dos mais diferentes estilos. Dessa maneira, você com certeza irá achar aquele que mais combina com o que você procura.

Quanto mais opções, mais indecisão pode acontecer, por isso trouxemos algumas dicas e inspirações de revestimentos de parede para tornar esse processo ainda mais divertido.

Para cada ambiente, um revestimento de parede

Tenha em mente que para cada ambiente, você precisar escolher um revestimento diferente, com materiais e estruturas distintas. Mas por quê?

O que você escolhe para seu banheiro, não é o mesmo que você irá escolher para os quartos ou para o ambiente externo. Cada um deles tem suas exigências e condições, como umidade, iluminação ou temperatura.

Ambientes Internos:

Cozinha:

Esse ambiente é um prato cheio para uma decoração completa, e os revestimentos de parede são as grandes estrelas por aqui. Além de cozinhar, aqui você pode reunir família e amigos para passar bons momentos juntos.

Tenha em mente que nesse ambiente precisa de uma escolha funcional além de bonita, já que a limpeza precisa ser fácil. Na cozinha, há umidade da comida preparada ou das louças, além de claro, a gordura dos alimentos. Por isso, opte por revestimentos impermeáveis, resistentes e pouco porosos.

Para as cozinhas a decisão entre os profissionais de arquitetura é quase unanime: revestimento cerâmico. Essa opção possui ótima durabilidade, fácil instalação, diversos modelos, isolamento térmico e preço acessível.

Sala:

Mais um ambiente com diversas oportunidades de decoração. Seja a sala de estar, jantar ou de TV, esses ambientes são ótimos para passar tempo com a família ou amigos, descansar e apreciar um bom livro ou filme. Escolha o revestimento de parede certo para deixar esses cômodos ainda mais agradáveis.

As salas são ambientes de grande circulação, utilizados com frequência, por isso precisam de materiais que proporcionem conforto térmico. Outro ponto é o estilo que você quer adotar para sua casa, quais móveis e decorações você gostaria de usar. Partindo disso, já podemos ir para as sugestões.

Para as salas, revestimentos 3D, de madeira, texturizado ou de cimento queimado são as grandes apostas para dar destaque para uma parede do ambiente.

Outra opção é usar e abusar das cores, criando uma harmonia com os móveis e restante da decoração.

Banheiro:

Esqueça aquela ideia de que os banheiros precisam ser todos brancos e sem graça, podemos trazer muito estilo e personalidade para eles. Porém, assim como a cozinha, esse ambiente sofre bastante influência da umidade e temperatura, por isso, é preciso mais atenção na escolha do material do revestimento de parede, para evitar problemas com mofo e facilitar a limpeza.

Os materiais mais indicados para esses ambientes são: cerâmica, pastilhas e azulejos.

Existe também a possibilidade de usar mármore ou granito, entretanto, são materiais mais caros. Por serem pedras naturais, absorvem mais água e, por isso, precisam de cuidados especiais, inclusive na hora da limpeza, para evitar manchas.

Quartos:

Seu quarto, sua personalidade. Esse é um ambiente onde todos conseguem expressar melhor seu estilo, e é ótimo para combinar aconchego com personalidade.

Para um ambiente íntimo como os quartos, os revestimentos de parede precisam trazer a sensação de conforto e tranquilidade. Para esses ambientes indicamos materiais mais neutros, como madeira, papel de parede, gesso, tinta, entre outros.

Ambientes Externos

Churrasqueira ou Área Gourmet:

Esse ambiente é presente em quase todas as casas brasileiras, aliás, quem não gosta de passar o tempo com a família e amigos degustando um churrasquinho ou outra refeição caseira?

E claro, esse ambiente também é uma grande oportunidade de usar os revestimentos de parede como forma de decorá-lo. São diversas possibilidades, contudo, lembre-se que os materiais precisam ser resistentes a altas temperaturas.

Alguns dos materiais indicados são: granito, porcelanato, tijolinho, cerâmica, ladrilho hidráulico e pedra.

Fachada e Paredes Externas:

A fachada da sua casa é o cartão de visita, é a primeira impressão que terão dela, então é importante investir em materiais de qualidade. Utilizar um revestimento de parede externa é uma ótima opção para valorizar a casa ou renovar o visual da residência.

São diversas variedades de materiais e de estilos para seguir. O revestimento de parede externa pode ser aplicado na fachada, laterais, muros, área de lazer e no espaço da churrasqueira, como já falamos acima.

As exigências desses ambientes externos são de materiais resistentes e duráveis, já que ficarão expostos a intempéries. Um revestimento de parede de qualidade para o acabamento das áreas externas contribui na decoração e na proteção do imóvel contra chuvas, sol e variações de temperatura.

Outro ponto a considerar são materiais de fácil limpeza, já que as áreas externas estão mais expostas a sujeiras.

Para esses casos indicamos produtos como: tintas, pedras naturais, cimento queimado, madeira tratada, porcelanato e cerâmica.

Conte com um profissional para escolher o revestimento de parede ideal

Agora que apresentamos as melhores opções de revestimento de parede para seus ambientes, é hora de pôr em prática. Para isso, entre em contato com um profissional da área de arquitetura ou design de interiores. Eles irão te orientar para escolher as melhores opções e como colocá-los nos seus ambientes.

Isso é importante pois esses profissionais irão garantir que seu projeto seja executado corretamente e com segurança. Além disso, eles estão por dentro do mercado de arquitetura e design, e podem te indicar as tendências que estão em alta.

Escolha revestimentos de qualidade!

Conheça a Recoa Revestimentos.

Estamos há 35 anos no mercado, com experiência comprovada em revestimentos. Desenvolvemos e produzimos massas, tintas, revestimentos e impermeabilizantes para construção civil. Com foco na qualidade de nossos produtos, sempre buscamos as melhores soluções para nossos clientes.

Possuímos uma sede com própria de 1.700 m² numa área de 12.000 m² localizada em Campo Magro, Paraná. Trabalhamos com uma paleta de cores própria, com uma grande variedade de tonalidades e produtos.

Convidamos você a conhecer nossos produtos e serviços.

recoa.com.br

Compartilhar:

Outras publicações

A Recoa Revestimentos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.